Sobre o curso:

De acordo com dados do Ministério do Turismo (2014), viajantes com mais de 60 anos fizeram cerca de 18 milhões de viagens na época, o que teve desde de 2010 um aumento de 11%. Isso pode ser colocado em paralelo com o número estimado de pessoas idosas que estão “nascendo” a cada ano, pois em 2012 já tínhamos 810 milhões de pessoas com 60 anos ou mais, 11,5% da população global e há uma projeção que alcance 1 bilhão em menos de dez anos, duplicando em 2050, ou seja, podendo chegar a 22% da população global do planeta sendo idosos. No Brasil, o IBGE comunica que pode totalizar 23,5 milhões de pessoas idosas. Isso é confirmado com as projeções das Nações Unidas (Fundo de Populações) em que diz que: “uma em cada 9 pessoas no mundo tem 60 anos ou mais."

 

O número global de pessoas idosas – com 60 ou mais anos de idade – está projetado para aumentar para 1,4 bilhão em 2030 e 2,1 bilhões em 2050. Em 2100, o número de pessoas idosas pode alcançar 3,1 bilhões. (ONU).

 

O Jornal G1 - Bom Dia Brasil (Edição do dia 25/02/2015) comentou que “Ao todo, 70% dos idosos do Brasil têm independência financeira e que representam 20% do poder de compra do país”, e complementando, a Associação Brasileira das Agências de Viagens (ABAV Nacional) confirma que os idosos já respondem por 15% da carteira de clientes das agências. Ou seja, os viajantes com mais de 65 anos representam cerca de 15% dos pacotes turísticos vendidos no Brasil para destinos nacionais e internacionais.

Não somente pessoas idosas independentes viajam, muitas apresentam algumas deficiências, muitas vezes nem pela idade, mas querem aproveitar o máximo deste lazer que se chama viajar. As pessoas com deficiência (PCD) devem aproveitar o máximo sua vida, mas se vêem muitas vezes solitários, sem companhia para lhes ajudar visto que quando falamos de PCD inclui-se deficiência física, auditiva, visual e mental ou múltiplas. 

No Censo de 2010, cerca de 46 milhões de brasileiros, 24% da população, declarou ter algum grau de dificuldade em pelo menos uma das habilidades (enxergar, ouvir, caminhar ou subir degraus), ou possuir deficiência mental / intelectual. O IBGE estima que o maior percentual de pessoas com deficiência está na faixa etária de 65 anos ou mais (67,73%).

Baseado nestes números e na realidade que vem se apresentando, além de considerarmos que uma viagem exige cuidados decorrentes da idade ou qualquer tipo de situação paralela (dependência física, por exemplo), verifica-se que uma pessoa idosa e uma PCD pode sim, se beneficiar da assistência que uma outra pessoa como acompanhante, tornando a viagem mais segura e proveitosa.

Pensando inicialmente nas pessoas idosas, o curso foi então projetado em 2015 e a primeira turma nasceu em 2016 através de muitas conversas com pessoas que viajam constantemente. Dirce Ramos da Silva na época com aproximadamente 87 anos, membro da ABRAAPI, visualizou esta nova profissão, contando que em suas viagens observava constantemente a necessidade de uma pessoa que estivesse acompanhando algumas pessoas em suas viagens; ajudando nos passeios, no check-in/out em aeroporto, nos hotéis, etc. na verdade em muitos momentos onde o Guia Local ou de Turismo não consegue dar atenção mais detalhada a estas pessoas. E então, porque não ter um curso específico para interessados em trabalhar como acompanhante de idosos em viagens? Assim este curso nasceu! 

 

Foi detalhadamente estudado e elaborado por Edilmere Sprada (Kiraz Brasil) com auxílio de psicólogas, gerontólogas, enfermeiras e o apoio importantíssimo de profissionais do Turismo.

Para quem é o curso:

  • O curso foi desenvolvidos para pessoas que buscam um conhecimento de forma mais abrangente.

  • Que são apaixonados por pessoas e viagens.

Objetivo:

O curso têm como objetivo levar informações precisas desde as noções sobre o envelhecimento humano, PCD,  aspectos legislativos, necessidades básicas de cuidados com a saúde durante uma viagem, seja ela curta ou longa, regional, nacional ou internacional, trazendo dicas e detalhes específicos também sobre bagagens, documentações, etc.

Conteúdo:

Os interessados aprenderão listar objetos essenciais para uma viagem, assim como cuidar da documentação pessoal de cada pessoa idosa sob sua responsabilidade, além de se precaver quanto a alimentação, higiene, acompanhar em eventos, atrações culturais e em diversos momentos sociais apresentados na viagem, etc.

      O que se pretende é poder dar às pessoas idosas maior liberdade e tranquilidade em suas viagens, visando sempre qualidade de vida nas viagens, muita alegria, paz e ética.

Carga horária:

  • Categoria Receptivo: 20 h/a + atividade presencial 

  • Categoria Nacional: 40 h/a (20h/a Regional + 20 h/a Nacional) – Semi-Presencial

  • Categoria Internacional: 08 horas/aula presenciais

Parceiros:

A novidade é que estamos com novos parceiros, a EID (Escola Internacional de Desenvolvimento) e a plataforma BRODER APP, que trará aos nossos alunos uma maior abrangência profissional. 

Perguntas frequentes sobre o curso

  • PRÉ-REQUISITOS: Idade igual ou superior a 18 anos. Ensino médio completo, com disposição para viagens. Ter conhecimentos em internet e acesso às mídias.

  • PRÉ-INSCRIÇÃO ONLINE é um formulário cujo objetivo é manifestar o seu interesse no curso. Ele não vincula sua inscrição, que deverá ser confirmada quando da abertura oficial das turma o pagamento da taxa abaixo.

  • INFORMAÇÕES IMPORTANTES:

★Em caso de desistência até uma semana antes de iniciar o curso, 20% do valor total da taxa de inscrição será retido para cobrir custos operacionais. Desistência a uma semana do início do curso ou menos, os valores pagos na taxa de inscrição não serão devolvidos.

★★As mensalidades (boletos) deverão ser pagas sempre antes de iniciar o módulo do mês. 

★★★ Turma somente será confirmada com no mínimo 15 alunos matriculados.

Não perca a oportunidade!

Seja você um Acompanhante de Pessoa Idosa e PCD em Viagem, podendo ser elas regional, nacionais e/ou internacionais capacitados por profissionais especializados.

 

​Estamos esperando por você!

FAÇA SUA PRÉ INSCRIÇÃO 

  • Instagram