Acompanhante de Pessoa Idosa e PCD em Viagem

Sobre o curso

Um curso inédito elaborado em 2015 por Edilmere Sprada e especialistas nas áreas da longevidade, do processo de envelhecimento humano e turismo. Criado com muito cuidado, estudos e com a parceria das pessoas idosas que enriqueceram o curso com todas as sugestões sobre viagens.

O curso foi reeditado em 2018 sendo adicionado os PCD - Pessoas com Deficiência e a primeira turma formada em 2019 na categoria Receptivo em parceria com a BRODER.

Introdução

São vários os registros de viajantes com mais de 60 anos e este aumento só vem crescendo ano a ano e isso, pode estar acontecendo devido ao grande número de pessoas idosas que estão "nascendo" a no Brasil e no mundo.

O número global de pessoas idosas com 60 ou mais anos de idade está projetado para aumentar sendo cerca de 1,4 bilhão em 2030 e 2,1 bilhões em 2050. Em 2100, o número de pessoas idosas pode alcançar 3,1 bilhões. (ONU).

 

As pessoas idosas vem conquistando independência financeira e poder de compra, isso leva a busca por viagens e lazer. Mas não são somente as pessoas idosas independentes que viajam, muitas outras mesmo apresentando algumas dependências físicas, elas querem aproveitar o máximo as pequenas e grandes aventuras em viagens.

 

Pessoas com deficiência (PCD) devem aproveitar também o máximo a sua vida, mas algumas se veem muitas vezes solitárias, sem companhia para lhes ajudar visto que quando falamos de PCD inclui-se deficiência física, auditiva, visual e mental ou múltiplas. 

As viagens exigem cuidados e atenção por todo seu preparo, roteiro e destino, principalmente agora quando com segurança iniciarão as viagens pós pandemia da COVID-19. Se a pessoa não quer viajar sozinha, necessita de um acompanhante, hoje pode buscar por pessoas especializadas que vão lhe ajudar em todos os principais fatores que envolvem uma viagem. 

 

Pensando inicialmente nas pessoas idosas, o curso foi criado em 2015, um curso inédito!

 

A primeira turma aconteceu em 2016 através de diálogos com pessoas que viajam constantemente. Dirce Ramos da Silva na época com aproximadamente 87 anos, membro da ABRAAPI, visualizou esta nova profissão, contando que em suas viagens observava constantemente a necessidade de uma pessoa que estivesse acompanhando idosos em suas viagens; ajudando nos passeios, no check-in/out em aeroporto, nos hotéis, etc. na verdade em muitos momentos onde o Guia Local ou de Turismo não consegue dar atenção mais detalhada à estas pessoas. Então, porque não ter um curso específico para interessados em trabalhar como acompanhante de idosos em viagens?

 

Foi assim que este curso nasceu! 

Para quem é o curso

  • O curso foi desenvolvido para pessoas que buscam um conhecimento de forma mais abrangente ao acompanhar uma pessoa idosa ou PCD nas viagens. 

  • Para apaixonados por pessoas e viagens.

Objetivo

O curso têm como objetivo levar informações precisas desde as noções sobre o envelhecimento humano e PCDs,  entre outros temas, dicas e detalhes específicos também sobre turismo.

Carga horária

  • Categoria Receptivo: 20 h/a + atividade prática

  • Categoria Nacional: 40 h/a (20h/a Regional + 20 h/a Nacional) 

  • Categoria Internacional: 08 horas/aula (Para ser Internacional precisa ter os dois cursos anteriores completos e ter realizado atendimentos dentro da categoria do receptivo)

Parceiros

A novidade é que iremos trabalhar em parceria com a Startup BRODER (https://broder.app/), que poderá levar nossos alunos à realizar o trabalho profissionalmente através de seu aplicativo.

Perguntas frequentes sobre o curso

  • PRÉ-REQUISITOS: Idade igual ou superior a 18 anos. Ensino médio completo, com disposição para viagens. Ter conhecimentos em internet e acesso às mídias.

  • VOCÊ TEM INTENÇÃO DE REALIZAR ESTE CURSO?  Preencha nosso formulário abaixo na PRÉ INSCRIÇÃO cujo objetivo é somente manifestar o seu interesse no curso. Ele não vincula sua inscrição, somente iremos entrar em contato contigo assim que tivermos alguma projeção de data para a próxima turma. Seus dados serão confidenciais e estão protegidos pela LGPD.​

Não perca a oportunidade!

Seja você um Acompanhante de Pessoa Idosa e PCD em Viagem, nas diferentes categorias, Receptivo, Nacional e/ou Internacional capacitado por profissionais especializados.

 

​Estamos esperando por você!

Se você tem interesse em saber mais sobre o Curso, clique no link abaixo, faça sua Pré-Inscrição e aguarde nosso contato ou encaminhe um WhatsApp para (41) 99109-5635