top of page

Fantasma chamado COVID-19


Olá está tudo bem? Sim tudo perfeito, não estou no consultório porque estou com COVID, de novo!


Os mesmos sintomas, calafrios, arrepios, leve dor de cabeça e a eterna negação, “não é não deve ser apenas um resfriado”. E a sensação de mal-estar aumenta e o senso de responsabilidade grita dentro do peito, vou fazer o exame e sim, REAGENTE.


O medo está instalado, todas as dúvidas brotam novamente, as pessoas questionam: tomou a vacina e pegou de novo? Onde você pegou? Não se cuidou?


O isolamento de novo, a falta de abraço, de beijo de convivência, estar longe do contato, a medicação outra vez, a lembrança dos sintomas anteriores, a ideia dos riscos e o medo de contaminar pessoas que amamos a nossa volta, e recordar todas que passaram pelos nossos caminhos nos últimos sete dias, eram sete dias? Eram quinze dias? Quais os sintomas mesmo? Quando devo procurar o médico? Onde está o aparelho de saturação? E o termômetro ....


São cenas que queríamos esquecer e de certa forma esquecemos, ficou como um fantasma no fundo da mente, como uma sombra que ameaça o dia a dia. Mas, não está presente, comentado, visível, então relaxamos deixamos o álcool em gel de lado, muitas vezes nem achamos o “amado” borrifador em locais que sua presença era exigida, os que usam são tidos descrentes e exagerados, permitimos lugares fechados, aglomeração, beijos e abraços...


Deixamos de nos cuidar e permitimos, assim como todas as outras doenças invisíveis, se aproximem de nós, por acreditarmos na imortalidade. Não podemos deixar de vigiar, olhar a nossa volta, estarmos atentos aos sinais, compreender que somos nós por nós mesmos, então o eterno cuidado pessoal, os cuidados de higiene, ventilação, afastamento.


Alimentação saudável, observar nosso estresse diário, o sono, a imunidade. Aparece alguns sintomas herpes labial, uma psoríase nas mãos e prontamente nos justificamos: estou com a imunidade baixa preciso me cuidar e logo temos o resultado de nossa irresponsabilidade pessoal: Uma doença que poderia ter sido evitada se você realmente tivesse se cuidando.


O Fantasma permanece para nos alertar que sua vida saudável depende apenas de você mesmo!!

Cuide-se a COVID-19 ainda está entre nós!!!!!


Márcia Umata Psicóloga – CRP 08/09774

PLENITUDE PALIAR (www.plenitudepaliar.com.br)

12 visualizações
bottom of page